O Yoga tornou-se um dos esportes de moda nestes últimos anos. Atualmente, milhões de pessoas praticam esta disciplina praticamente diário. E é o que os especialistas garantem que os exercícios deste tipo gera inúmeros benefícios para a nossa saúde, tanto física como mentalmente.

Nós muitas vezes pensamos em começar a levar uma vida mais saudável e estabelecemos objetivos, como perder peso, fortalecer o nosso corpo, ou simplesmente apreciam as coisas de maneira mais relaxada e tranquila. Neste sentido, começar a praticar yoga regularmente pode ajudar-nos a alcançar essas metas, já que esta prática mais do que um esporte, é uma filosofia de vida.

O que é o yoga?

O yoga é uma disciplina tradicional, que conecta a nossa parte física, mental e espiritual. Segundo seus praticantes, o yoga é muito mais do que realizar exercícios posturais. Trata-Se de um conjunto de técnicas de concentração decorrentes desta doutrina filosófica que se realizam para conseguir um maior controle de nosso corpo e mente.

Benefícios do yoga para a nossa saúde
  1. Fortalece nossos ossos e nos ajuda a melhorar nossa flexibilidade e higiene postural: As diferentes posições e movimentos que envolvem os exercícios de yoga fortalecem os ossos, uma vez que aumentam a densidade óssea. Além disso, ao praticar este esporte, também aumentamos a nossa flexibilidade e corrigir maus hábitos posturais.
  2. Nos ajuda a dormir melhor: as técnicas de relaxamento que empregamos ao praticar este esporte nos ajudam a dormir melhor, se você costuma realizar estes exercícios à noite.
  3. Agiliza a nossa mente: o yoga traz excelentes benefícios para o cérebro e do sistema nervoso central, já que engrossa as camadas do córtex cerebral (parte do cérebro relacionada com a aprendizagem) e aumenta a neuroplasticidad. Ou seja, quando praticamos yoga, desenvolvemos também a nossa capacidade de aprender coisas novas.
  4. Ajuda a combater o estresse: também graças às técnicas de respiração e relaxamento, temos mais conhecimento na hora de combater situações de estresse.
  5. Nos ajuda a perder peso: a prática de diferentes exercícios do yoga, como o Surya Namaskar (“Saudações ao sol”) ou o pranayama Kapalbhati nos ajudam a perder peso. Além disso, as pessoas que o praticam de forma regular tendem a ser mais sensíveis sobre o tipo de alimentos que devem tomar e qual é o momento certo para fazê-lo.
  6. Protege o coração, ajuda a reduzir a pressão arterial e diminui a frequência cardíaca. Por outro lado, também reduz os níveis de mau colesterol e triglicéridos.
  7. Melhora o nosso sistema imunológico: as técnicas de respiração, os pranayamas e meditação ajudam-nos a melhorar nosso sistema imunológico.
  8. Ajuda a combater algumas doenças como a artrite ou a asma: através de exercícios posturais ou as técnicas de respiração e relaxamento, alguns pacientes que sofrem de doenças respiratórias ou ósseas, vêem que os sintomas de sua doença são reduzidos.
  9. Ajuda-Nos a melhorar as nossas relações de casal: ao aprender a relaxar e a liberar tensões mais rapidamente, conectamos com o nosso corpo com maior facilidade, perceber melhor as sensações e aumentar o fluxo sanguíneo do nosso corpo (incluindo a área pélvica). Isto origina um aumento de nosso desejo sexual e a resposta aos estímulos durante uma relação. Como resultado, as mulheres ajuda a atingir o orgasmo com mais facilidade e os homens, ajuda a combater a ejaculação precoce.
  10. Contribui para melhorar o nosso estado de felicidade: como todo exercício, o yoga estimula a liberação de endorfinas (substâncias produzidas naturalmente no cérebro que provocam sensação de bem-estar e prazer).

Cabe também destacar que o yoga deve ser praticada sob uma série de conhecimentos, já que se assim não for, pode produzir uma série de problemas no nosso corpo. Nesse sentido, nos referimos a problemas em nossa musculatura e ossos. Quando practiquemos esta disciplina deixe de realizar as posturas da forma correta.