Todo mundo deveria ter como objetivo vital manter a sua mente ativa e saudável, esta tarefa é contínua, não é o fim, mas a prática faz o mestre. A passagem do tempo faz com que algumas funções do corpo começam a se desgastar e até mesmo ocorrer que o cérebro perca alguma de suas habilidades, por isso há que pôr mãos à obra e minimizar esses efeitos.

A vida é cheia de stress e de um barulho contínuo que podem levar ao aparecimento de fadiga, mas há que lutar contra ele Como? Comecemos por estes 10 conselhos para manter a sua mente ativa e saudável:

  1. Alimente-se de forma equilibrada. Mantenha uma dieta saudável, lembre-se de incluir antioxidantes naturais, que são encontrados em frutas e vegetais, e ajudam a que o cérebro se mantenha jovem.
  2. Dormir uma hora a mais. Um sono de qualidade e reparador ajuda a ter uma melhor jornada muito mais do que se poderia imaginar. Dormir bem fará com que o cérebro seja capaz de processar toda a informação que foi adquirindo ao longo do dia.
  3. Faça exercício. Se quiser ativar sua mente, também é necessário ativar o seu corpo. A atividade física diminui o risco de deterioração mental.
  4. Tenta deixar o estresse de lado. Relaxar é uma das principais chaves para evitar a deterioração e desgaste da mente. A angústia e a ansiedade prejudicam o cérebro, por que eliminar tensões é fundamental.
  5. Deixa a mente em branco. Desliga, esquece por momentos de tudo o que te rodeia. Dedicar tempo para não fazer nada, faz com que a mente tenha também o seu momento de descanso e relaxamento.
  6. Reúna-se com amigos ou familiares. A vida social e a melhoria da saúde mental. Entre em contato com seus entes queridos ou conhece pessoas novas, faz sair a dar um passeio, conversar tranquilamente, ou jogar ludo, o importante são as atividades em pares ou grupo.
  7. Dedique tempo para fazer coisas novas. Você pode aprender um idioma ou praticar um novo esporte, desta forma o cérebro está ativo e aumenta a capacidade de concentração.
  8. Lee. Ler estimula e ativa a mente, ao mesmo tempo em que traz satisfação e informação nova e valiosa para o dia-a-dia.
  9. Toca um instrumento. Aprender ou tocar um instrumento musical permite explorar outras áreas cerebrais e evitar danos neurológicos que provoca o envelhecimento.
  10. Exercite sua mente. Existem uma série de jogos e exercícios específicos para melhorar a memória e a manter em forma o cérebro. Por isso, é recomendável dedicar-lhes tempo e, assim, evitar o desgaste mental.

Você cumpre todos os pontos? Você ainda alguma outra rotina que te ajuda a ter a mente ativa e saudável? Esperamos seus comentários!