A chave de uma alimentação saudável está na ingestão controlada e consciente de uma grande diversidade de alimentos que ajuda no bom funcionamento do organismo. Dentro desta dieta devem estar presentes os frutos secos, sempre em seu formato bruto e nunca com sal.

Uma porção diária de nozes, amêndoas, amendoins ou outros frutos secos pode ser mais benéfica do que possa parecer, mas receber corretamente seu alto valor nutritivo e energético , o melhor é consumi-los em seu estado natural, já que, deste modo, todas as suas propriedades se mantêm intactas e não sofrem nenhum tipo de alteração.

Alguns dos benefícios que caracterizam os frutos secos são os seguintes:

  1. São cardiosaludables. Graças ao seu alto conteúdo em gorduras saudáveis, alguns deles contêm os populares Ômega 3, que ajudam a regular os níveis de colesterol no sangue e, consequentemente, protegem o sistema cardiovascular.
  2. Manter a pele jovem. Suas qualidades antioxidantes lutam contra o envelhecimento e oxidação das células do corpo.
  3. Regulam o trânsito intestinal. Graças ao seu alto conteúdo em fibras ajudam a combater a prisão de ventre e a reduzir os distúrbios intestinais.
  4. Melhoram o humor e diminuem a barriga. De acordo com um estudo recente da Universidade de Barcelona, publicado no Journal of Proteome Research, as pessoas com síndrome metabólica que incorporam à sua dieta nozes e amêndoas experimentam, em um prazo de 12 semanas, um aumento importante dos níveis de serotonina. Esta substância faz com que diminua a sensação de fome e a concentração de substâncias relacionadas com a inflamação, combatendo a obesidade abdominal e a melhorar o bom humor.
  5. Combate a fadiga e o stress. Devido às suas contribuições em ácido fólico ajudam a eliminar o cansaço e a ansiedade.

A quantidade diária recomendada de frutas secas é de aproximadamente 25 gramas por dia e podem ser incorporados na dieta de várias formas, já que se trata de um alimento muito versátil:

  1. Podem ser um excelente complemento para uma salada de legumes. Com um punhado de seus frutos secos favoritos, você pode fazer uma refeição perfeita.
  2. É um alimento ideal para ser consumida entre as refeições, ou então, no café da manhã ou no lanche da tarde.
  3. Podem jogar em uma fresca salada de frutas, dando-lhe um toque mais crocante.
  4. Uma boa combinação é com frutas ou iogurte, obtendo assim uma bebida muito nutritiva.
  5. Se o que quer é dar aquele toque especial em seu purê de abobrinha ou cenoura você também pode tentar adicionar uma mistura de frutos secos. Se preferir, você pode criar diretamente um creme de amendoim ou amêndoas.

As nozes são um alimento extraordinário que pode ser consumido diariamente, mas sem abusar e sem ingerir em grandes quantidades. Experimente a incorporá-los na sua alimentação!