Se o esporte já é divertido e saudável quando se realiza de forma individual, imagine o fantástico, que pode chegar a ser praticar esportes em equipe, compartilhando e vivendo experiências com colegas e amigos.

Fazer exercício de forma coletiva é algo que você pode apreciar a maioria das pessoas, desde os mais pequenos até os mais velhos. No caso dos adolescentes, a prática de esportes não apenas a ajudá-lo no desenvolvimento de seu organismo , mas também, servirá para prevenir hábitos muito nocivos, como o consumo de tabaco, álcool ou drogas. O exercício beneficia tanto a saúde física como mental.

De acordo com uma pesquisa da Universidade de Vrije, na Holanda, fazer exercícios em grupo contribui para potenciar as capacidades cognitivas, melhorando a função cardíaca e aumentando os níveis de endorfinas, bem como a conexão entre os neurônios, o que repercute positivamente um melhor desempenho mental.

Existem muitas razões para querer praticar esportes em equipe. Abaixo temos alguns dos vários benefícios e ensinamentos que podem contribuir:

  1. Trabalho em equipe. Você aprende o quanto é importante colaborar, ajudar e confiar uns nos outros para alcançar bons resultados.
  2. Descubra o que é a “rivalidade sadia”. Adquire-Se a capacidade de aprender tanto as vitórias, refletindo a humildade, como as derrotas, aplicando-se valores como a tolerância.
  3. Companheirismo. Criam-Se vínculos com os colegas e se põe em relevo a importância que tem a solidariedade para que haja bom ambiente no grupo e, deste modo, ser mais eficazes.
  4. Praticar esportes em equipe promove a socialização, já que se conhece novas pessoas e geram uma série de lembranças e experiências compartilhadas com o outro.
  5. Melhora a auto-estima. Sentir o apoio dos outros pode ajudar a superar os medos e, conseqüentemente, a sentir-se reconfortado.
  6. Favorece a saúde. O esporte tem inúmeros benefícios para o organismo. Melhora o humor, ajuda a estabelecer uma rotina ideal de sono, incide diretamente na redução dos índices de sedentarismo e ajuda a prevenir doenças como a obesidade, a osteoporose ou os distúrbios cardíacos, entre outras.

É claro que sair para praticar qualquer esporte com os amigos pode ser muito mais divertido do que ficar a tarde toda no sofá e os benefícios, tanto físicos como mentais, serão infinitamente maiores. O descanso é importante, mas o corpo e a mente também agradecer compensar a sua relação com as outras pessoas enquanto se torna uma atividade prazerosa.

Então, não hesite, faça chamadas para seus amigos, e ficareis para divertiros fazendo exercício!