A morangos e fresones pode ser que sejam uma das frutas mais populares, com seu delicioso sabor estes frutos são carregados de inúmeros benefícios para a saúde e para o bom funcionamento do organismo.

Esta apreciada fruta oferece múltiplas possibilidades na cozinha e por isso pode ser consumido de várias maneiras: crua, em compotas, em batido, acompanhando a outros alimentos, como o iogurte ou cereais…

8 razões por que os morangos são fundamentais na dieta

Os morangos têm uma grande quantidade de efeitos positivos sobre o organismo, alguns de seus principais benefícios são:

  1. Regulam o processo digestivo. Devido à sua contribuição de fibras, que melhora o trânsito intestinal e reduz a sensação de fome, o que ajuda no caso de querer perder peso.
  2. Têm efeito antioxidante. De acordo com um estudo de um grupo de voluntários, coordenado por pesquisadores da Universidade Politécnica de Marche (UNIVPM, na Itália) e a Universidade de Granada (UGR), comer esta fruta melhora a capacidade antioxidante de qualidade para manter a saúde e evita o envelhecimento das células.
  3. É um anti-inflamatório natural. Contêm manganês, um mineral que ajuda a combater os processos inflamatórios do organismo.
  4. Melhoram a qualidade dos ossos. Graças ao seu alto teor de magnésio, potássio e vitamina K, que ajuda a melhorar a saúde óssea.
  5. Cuidam da saúde ocular. Alguns estudos têm relatado que os morangos diminuem o risco de degeneração macular.
  6. Retardar os sinais do envelhecimento. É um alimento ideal para aqueles mais preocupados com os efeitos produzidos pela passagem do tempo. O ácido elágico presente em morangos melhora a elasticidade da pele e retarda o aparecimento dos sinais do envelhecimento, como as rugas e a flacidez. Por outro lado, a biotina contribui para a manutenção de um cabelo e unhas saudáveis.
  7. Melhoram a saúde cardiovascular. A Fundação Espanhola do Coração reivindicada as propriedades nutricionais das frutas, por seus efeitos cardiosaludables e sua influência positiva no controle da hipertensão.
  8. Ajudam a cuidar da memória. De acordo com um estudo publicado na revista científica Annals of Neurology em 2012, os morangos são frutas ricas em flavonoides, um componente que reduz o declínio cognitivo em pessoas de mais idade.

Com a ingestão desses frutos vermelhos de intenso aroma conseguem grande quantidade de vitaminas e minerais essenciais que contribuem para o bom estado do organismo. Além disso, são baixas em calorias, um copo contém 43 calorias, quem pode resistir?

Alimento do mês