O colesterol é um tipo de gordura que se apresenta de forma natural no nosso corpo. Neste sentido, nosso corpo precisa de uma certa quantidade desta substância para funcionar de forma correta, mas o certo é que não manter os níveis de colesterol normais podem ser prejudiciais e entupir nossas artérias.

Como controlar o colesterol?

O nosso fígado é o responsável por gerar a maior parte do colesterol. Este é conhecido como o colesterol bom, ou HDL ajuda a remover o colesterol ruim (LDL). A nossa dieta tem um papel importante no seu aparecimento e devemos controlar os índices para evitar o entupimento nossas artérias e evitar doenças cardiovasculares. Não obstante, a aparição do colesterol pode ser causada por fatores genéticos ou outros distúrbios, mas na maior parte dos casos, pode ocorrer por um estilo de vida pouco saudável.

Por isso, se quisermos reduzir o colesterol, devemos fazer esportes e alimentação saudável. O mais aconselhável é:

  1. Reduzir o consumo de gorduras saturadas. O leite e seus derivados (queijo, creme de leite, manteiga…). Também devemos evitar enchidos ou patês.
  2. Não consumir gorduras trans, como batatas fritas ou pastelaria industrial (comida lixo).
  3. Cuidado com os óleos. Muitos produtos contêm óleos de palma ou de coco. O azeite de oliva é a melhor para o seu consumo, já que é uma importante fonte de antioxidantes.
  4. Melhor manteiga margarina. A margarina é de origem vegetal, mas suas gorduras trans são muito prejudiciais para a nossa saúde coronária. Neste sentido, a manteiga traz gorduras saturadas, mas é menos nociva para o nosso corpo.
  5. Consumir antioxidantes. Os antioxidantes neutralizam os efeitos do colesterol e ajuda a que não se acumule nas artérias. Os frutos do bosque e algumas verduras também são benéficos.
  6. Adicionar produtos com fibras em nossa dieta. Isso nos ajudará a eliminar o mau colesterol nas fezes diárias. A aveia, a cevada e leguminosas são alimentos ricos nesta substância.
  7. Eliminar o consumo de tabaco. Este reduz o colesterol bom, indispensável para o correto funcionamento de nosso corpo. A obesidade e um estilo de vida sedentário, também são fatores-chave no aparecimento do colesterol.
  8. Fazer exercício. Caminhar, correr, nadar ou outro tipo de esporte aeróbico de forma regular aumenta o HDL e diminui o LDL.
  9. Consultar o médico. Se apesar de ter um estilo de vida saudável e fazer exercício nosso colesterol não se reduz, devemos fazer alguns testes. Alguns medicamentos ajudam a reduzir o colesterol e os triglicerídeos.