Em 2015, o Instituto para o Desenvolvimento e Integração da Saúde (IDIS) apresenta um sistema inovador e pioneiro da saúde Espanhola, a Acreditação QH, que reconhece a Excelência na Qualidade Assistencial de organizações de saúde, tanto públicas como privadas. O nascimento da Acreditação enquadra-se na necessidade de ter uma medida comum que agrupase os diferentes atributos dos sistemas de qualidade existentes em um único indicador.

Com esta certificação vai premiar aquelas instituições que se esforçam em implantar um sistema de qualidade progressivo e continuado no tempo. Além disso, coloca à disposição das instituições, preocupadas com a melhoria contínua da qualidade, ferramentas de avaliação e oferece visibilidade para a organização de saúde por seus resultados em termos de qualidade para o paciente, obtendo esta uma atribuição dentro de uma faixa.

Este reconhecimento é garantido por um grupo de especialistas de saúde que identificam, consensuan e refletimos sobre os diferentes padrões dos sistemas de qualidade aplicados aos serviços de saúde espanhóis. Deste modo, estratifican às organizações de saúde em grupos de qualidade, promovendo a melhoria contínua, o benchmarking e o reconhecimento da excelência.

O indicador é baseado em um sistema progressivo desde a base, que é o selo de acesso ao sistema, até o máximo acreditable de qualidade que é a marca de 3 estrelas.

No caso de ASISA, em primeira convocação quatro centros do Grupo Hospitalar HLA receberam a Acreditação Quality Healthcare. O Hospital Universitário Cidade universitária de madrid (Madrid) obteve a acreditação na categoria de 2 estrelas; o Hospital Da Espanha (Madri), na categoria de 1 estrela; enquanto o Hospital Mediterrâneo (Almeria) e a Clínica Perpétuo Socorro (Lérida), alcançaram a acreditação base. Em novembro de 2016 também foram reconhecidos os hospitais HLA Imaculada (Granada) e HLA O Anjo (Málaga).

Com um longo caminho ainda por percorrer a Acreditação QH do IDIS revê periodicamente as organizações acreditadas para manter ou modificar a sua pontuação, porque, tal como diz o seu slogan “Quando é bem feito, há que reconhecê-lo”.