O acne é uma doença de pele que afeta nosso rosto ou outras partes do corpo. Manifesta-Se através de espinhas, cravos, espinhas ou cistos e, se bem que não representa uma ameaça grave para a saúde, pode afetar psicologicamente o que o sofre.

Por que ocorre a acne?

Os poros de nossa pele contém glândulas sebáceas , que são as encarregadas de produzir a gordura necessária para lubrificar o cabelo e a pele. Normalmente fabricados a quantidade adequada para levar a cabo a sua função, mas devido a diferentes fatores, tanto internos como externos, é possível chegar a uma superprodução de sebo. Se há um excesso de gordura e muitas células mortas, os poros ficam entupidos e pode aparecer acne.

Entre os principais responsáveis desta doença são:

  • A hiperqueratinización da epiderme.
  • Os fatores hormonais.
  • A predisposição genética.
  • A bactéria chamada bactéria (propionibacterium acnes.
Onde pode aparecer o acne e o que podemos fazer para evitar isso?

A acne pode aparecer em várias partes do corpo, e em diferentes idades (acne juvenil ou acne adulto), embora as áreas mais comuns costumam ser: rosto, ombros e costas, glúteos e pernas, ou no pescoço e no queixo.

  • Acne no rosto: é o sinal mais comum na adolescência e normalmente se deve à mudança hormonal que o nosso corpo está sofrendo antes de nos tornarmos adultos. O aconselhável é manter uma boa higiene da área e seguir as indicações e tratamentos do especialista.
  • Acne nos ombros e costas: geralmente é causada por estresse e pelo calor. Neste sentido, devemos tentar levar roupa adequada para cada situação, ou relaxar, se estamos levando uma rotina muito ativa.
  • Acne nos glúteos e pernas: pode ser a consequência de usar roupa interior que não é de algodão. Isso pode fazer com que nossos poros não exalam de forma correta e aparecimento de borbulhas. Por isso, o que devemos fazer é tentar mudar a nossa roupa interior e observar como isso afeta a sua pele.
  • Acne no pescoço e queixo: as hormonas podem ter um efeito importante nesta área do nosso corpo. Se achar muito acne em nosso pescoço ou queixo, pode ser porque as nossas glândulas supra-renais estão muito ativas, ou também porque estamos consumindo muito açúcar. Para isso, devemos começar por reduzir a quantidade de açúcar na nossa dieta e, se observarmos que o problema não desaparece, consultar um especialista para que nos dê um diagnóstico de nosso problema.

Existem muitos hábitos saudáveis que podemos realizar para reduzir a quantidade de acne ou para evitar que apareça mais.

  • Alimentação: devemos tentar evitar consumir determinados tipos de alimentos, como gorduras e açúcares. Também o consumo de algumas substâncias prejudiciais para a nossa saúde, como o tabaco ou o álcool favorecem o seu aparecimento, por isso que devemos deixar de consumir.
  • Correta higiene da nossa pele: é vital para dar solução a este problema. Neste sentido, devemos evitar tocar a área afetada com as mãos sujas, ou rascarnos, já que nós podemos fazer com que os poros de cerca são contaminadas e nos venham mais grãos.
  • Não estourar as espinhas: para evitar cicatrizes na referida área ou que são contaminadas ainda mais. Para isso, o ideal é utilizar os tratamentos ou produtos indicados e esperar que o nosso corpo elimine por si só.

Também é importante que visitemos o especialista , se sofremos deste problema. Este profissional será o encarregado de dar o tratamento mais adequado para a nossa situação. É importante que o cumprir da forma mais rigorosa possível!